A Trilha nasceu da busca de pais por uma proposta de ensino diferenciada para a educação de seus filhos, que abraçasse a questão das diferenças e incluísse a subjetividade do aluno, sem a imposição de um caminho padronizado a seguir. Desde 1986, quando fundada por Celma Cenamo, a Trilha vem se flexibilizando e se reinventando para acolher às demandas de seus alunos, de suas famílias e da sociedade.
A trilha é uma idéia inovadora onde o aluno é submetido a uma situação investigativa, o aluno é colocado diante do desafio de observar através do seu curso natural, por exemplo: o caminho que faz no dia a dia de sua casa para a escola, essa investigação pode ser feita através de relatórios, registro de fotos, vídeos e mapas, depois desse passo o aluno é levado a pensar no caminho percorrido analisando os desafios, dificuldades de acesso, degradação ambiental, geografia, historicidade, vulnerabilidade de exposição e população local. Através desses dados o aluno pode traçar metas de desenvolvimento e melhorias para beneficiar a população local. Nessa metodologia o professor tem o papel fundamental de fazer a provocação através da discussão da idéia e acompanhar o desenvolvimento do trabalho sem trazer idéias nem interferir no desenvolvimento do trabalho motivando e auxiliando nas dúvidas existentes no grupo de trabalho. Tendo como objetivo principal a analise, avaliação e exposição o produto final.
Os educadores sempre consideraram a alfabetização um dos grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem. É constante e polêmico o debate sobre a melhor forma de apresentar aos alunos a linguagem, a escrita e leitura de mundo, dado que há atualmente tantas propostas para levar à sala de aula.
Profº Aroldo Carlos